segunda-feira, 16 de abril de 2012

Alteração hormonal por estresse facilita infecções


Alteração hormonal por estresse facilita infecções
São efeitos colaterais causados por sistema de defesa

Alteração hormonal provocada por estresse facilita infecções


Estudo publicado esta terça-feira na revista Proceedings of The National Academy of Sciences sugere que o estresse pode estar diretamente ligado ao aumento da intensidade dos sintomas da gripe e outras doenças. De acordo com os pesquisadores, isto se deve ao fato de o organismo de indivíduos que sofrem de estresse crônico superproduzir um hormônio chamado cortisol. A substância, que tem como uma de suas funções aumentar a glicose sanguínea para que o corpo lide com situações de perigo, também exerce um papel de regulação do sistema imunológico. 
A irritação na garganta, a febre e o nariz entupido característicos das gripes e resfriados não são causados pelos vírus, mas, sim, efeitos colaterais provocados pela atuação do nosso sistemas de defesa à ameaça. Tal qual uma bactéria que desenvolve resistência a alguns medicamentos, as células imunitárias expostas constantemente ao cortisol tornam-se menos sensíveis a sua ação, o que permite que as inflamações se propaguem com maior facilidade.
"Existem muitas evidências de que estas pessoas, quando entram em contato com o vírus, estão mais propensas a desenvolver a enfermidade do que aquelas que não convivem com o transtorno. Sabíamos do impacto do estresse na saúde, mas até então não tínhamos indicativos de que forma ocorria", diz Sheldon Cohen, professor da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. 
"Isto sugere que o estresse pode interferir, por exemplo, no surgimento e na propagação de problemas cardíacos, asma e doenças autoimunes", acrescenta.
O trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira, 276 homens e mulheres saudáveis - e que diziam viver sob grande tensão - foram expostos ao vírus e monitorados para que os sinais da doença pudessem ser observados. A segunda consistiu na realização de exames em outras 79 pessoas para avaliar a produção de uma espécie de mensageiro químico que promove as inflamações. Aqueles com menor sensibilidade imunológica apresentaram níveis mais altos da substância no sangue. 
"Na medida em que compreendermos melhor o assunto, poderemos projetar intervenções mais eficazes. Vamos entrar na era de medicina personalizada, em que seremos capazes de combater doenças antes mesmo de se manifestarem", entusiasma-se Redford William, diretor do Centro de Pesquisa de Medicina do Comportamento da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, também nos Estados Unidos.
Fonte:JB

Valorize a sua imagem com um comportamento ético e gentil


A imagem que uma pessoa transmite às outras não é construída só pela aparênciaFoto: Stock Photos, Divu
Valorize a sua imagem com um comportamento ético e gentil Stock Photos, Divulgação /

Falta de etiqueta pode atrapalhar desde o relacionamento com o vizinho até a vida profissional

A pressa e a rotina podem fazer com que as pessoas relaxem nas boas maneiras e passem por cima de gentilezas que podem fazer toda a diferença tanto nos seus relacionamentos pessoais como nos profissionais. Regras simples de etiqueta podem melhorar a convivência em grupos. 

A consultora de imagem da Boucle, Gabí F. Souzä, que orienta suas clientes a se preocuparem não só com seu visual mas também com a forma como se comportam, dá dicas para resgatar a gentileza no dia a dia. 


— Afinal, a imagem que uma pessoa transmite às outras não é construída só pela aparência — afirma Gabí. 


A falta da prática dessas regras de boa convivência faz com que a sociedade valorize o comportamento das pessoas que agem de maneira ética. Dê o primeiro passo e faça a sua parte:


— Expresse cortesias às pessoas ao seu redor. Você já disse "bom dia" hoje? Cumprimente o porteiro, o faxineiro, os funcionários ou colegas de trabalho, manobristas. Todas as pessoas merecem receber cortesia. 


— Quem chega, cumprimenta primeiro. Quando receber a cortesia, é grosseiro não responder. Se encontrar o vizinho no elevador cumprimente-o. Quando sair, diga até logo. 


— Diga obrigado (a) à sua faxineira, seu funcionário ou a qualquer pessoa que lhe preste serviço, mesmo que diário. 


— Se trombar com alguém na rua, peça desculpas imediatamente. Ninguém é obrigado a adivinhar e muito menos a compreender sua pressa ou descuido. 


— O corpo fala! Use o sorriso como uma forma agradável e sincera de cumprimento. Sorrisos aparentemente falsos podem criar um clima desconfortável. 


— Assim como o sorriso, o aperto de mão também deve ser agradável. Nunca sacuda os b
raços durante o aperto de mão, também não deixe a mão mole ou aperte com a pontinha dos dedos transmitindo insegurança.


Na reunião

— Numa reunião, por exemplo, só se estende a mão a todos se o número de pessoas for pequeno, caso contrário, cumprimente a distancia de forma geral e amistosa. Para esta situação, estenda a mão apenas às pessoas próximas ao seu assento. 



— Cumprimentar com beijo é um hábito cultural brasileiro. Em outros países pode significar invasão de espaço, grosseria e até assédio sexual. Ao cumprimentar estrangeiros, melhor aguardar iniciativa deles.
FONTE:DONNA/ DC

domingo, 15 de abril de 2012

Quais são os direitos trabalhista das empregada dométicas


Veja aqui uma lista simplificada de todos os direitos trabalhistas de uma empregada doméstica. Se você tem empregada doméstica veja quais são suas obrigações para não ter problemas no futuro com a justiça. Se você é empregada veja quais são os direitos que você deve exigir. Observe que existe uma grande diferença entre empregada doméstica e diarista. Não existe vinculo de trabalhando quando a pessoa faz faxinas 1, 2 ou 3 vezes por semana na casa de outra pessoa. Desta forma a diarista não tem os direitos de uma empregada doméstica que é aquela que trabalha diariamente na casa da mesma pessoa e recebe sua remuneração no final do mês.

Toda empregada doméstica tem direito  a ter a Carteira de Trabalho e Previdência Social anotada desde o primeiro dia de trabalho. Se a empregada ainda não possui uma carteira de trabalho basta procurar em sua cidade o local onde estas carteiras são emitidas gratuitamente. O salário de empregada doméstica é de no mínimo um salário-mínimo oficial que em 2009 é de R$ 465,00. Você pode ganhar mais do que isso sendo empregada doméstica mas nunca menos do que isto.

A empregada doméstica tem direito a folgar em feriados civis e religiosos. Se trabalhar, recebe o dia em dobro ou uma folga compensatória na semana. Toda empregada doméstica tem direito a receber 13º salário. Toda empregada tem direito a repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. 

Empregadas domésticas ainda tem direito a tirar férias de 30 dias e receber mais 1/3 do salário a partir de 12 meses de trabalho. Se ficar gravida tem estabilidade de cinco meses após o parto no caso de gravidez. Empregada doméstica grávida tem direito a licença-maternidade de 120 dias paga pela Previdência Social com qualquer tempo de serviço ou licença-paternidade de cinco dias corridos a partir da data do nascimento do filho.

 O padrão deve fazer o recolhimento do INSS e dar aviso prévio no caso de demissão. Tem direito a seguro-desemprego de três meses, no valor de um salário mínimo, para quem trabalhou por 15 meses nos últimos dois anos. Já o recolhimento do FGTS é opção do empregador, não é obrigatório, mas se recolher, deve pagar 40% sobre o FGTS na rescisão.
Veja neste vídeo quais são todos os direitos das empregadas domésticas:

Veja no vídeo abaixo o que pode mudar com os novos direitos trabalhistas da emprega doméstica:
Por:Viktor Mello